quarta-feira, 30 de abril de 2008

DENGUE, postagem do movimento em PARCERIA COM A SAÚDE

DENGUE, postagem do movimento em PARCERIA COM A SAÚDE




Os alunos distribuíram panfletos para a população, apesar do sol, não faltou ânimo. (Passeata-25/04/08)





Trecho das redações corrigidas em 08/04


" O povo sofre com seus atos de descuido. O Aedes ama esse descuido. Não devemos deixar nada que retenha água pelo quintal".


(Sidinei - 7ª "A")



"A dengue espalhou em 2007 em nossa querida S. José. Mas agora estamos alertas. Cuide do seu lixo. Ele pode ser o motivo do nosso desconforto".


(Iago - 7ª"A", na foto abaixo)





" A dengue pode nos matar. Tenho muito medo, farei a minha parte, não quero passar por isso de novo".
(Frase da redação de Marina - 6ª"A", na foto acima à direita)

"Preparar nosso aluno para a vida é mais que um compromisso, por isso trago todos os temas saudáveis para a sala de aula. E viver sem a presença espantosa do Aedes Aegypti é a nossa realização." ( Prof. Jales)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

DENGUE, uma atividade do projeto FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

DENGUE

Impossível mostrar todo meu trabalho realizado neste 1ºbimestre de 2008. São muitas atividades. Mas não posso deixar de divulgar sobre DENGUE, afinal o perigoso AEDES AEGYPTI, apavorou nossa linda cidade em 2007. Agora que estamos em paz, não podemos deixar a população esquecer dos cuidados diários.
Os alunos leram panfletos explicativos fornecidos pelos agentes de saúde e muitas redações lindas feitas pelos alunos demonstram conhecer verdadeiramente os cuidados que devemos ter.
A SEGUIR, TRECHOS DE REDAÇÕES FEITAS PELOS ALUNOS DIA 08/04/2008

AS FOTOS A SEGUIR SÃO REGISTROS DO DIA 25/04/08. UM MOVIMENTO COM PARCERIA COM A ÁREA DE SAÚDE.

" Nossa população sofreu muito, houve muitos casos de Dengue, e até a tal da hemorrágica passou por aqui. Tudo isso é resultado de descuido de gente sem consciência..."

( Redação deLudimara, 6ª A, à direita, e à esquerda, as colegas Isabella e Ana)

"Graças à Deus a dengue está sob controle agora"
(Laura, 6ªA)

"Somos responsáveis pelo crescimento do AEDES AEGYPTI em nossa cidade. É hora de corrê-lo daqui. Mantenha caixas de água tampadas, não deixe nada que retenha água em seu quintal..." (Allisan, 7ª A, à frente, foto acima)

Será que todos farão a sua parte? Acho que ninguém deseja relembrar o que passamos em 2007. (Katiúsci,7ª A, atrás, foto acima, )


"Se você não agir, a dengue volta atingir..."

(Lorena, 5ª A, foto acima, à direita)

PROJETO FORMAÇÃO do SUJEITO LEITOR

CARÍSSIMO ALUNO, desça a barra de rolagem bem devagar para encontrar a lista de sites para fazer seu dever de casa

PROJETO: FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR
“Prática da leitura e escrita”
Fevereiro a Dezembro de 2008
E.E.T. Dias Brito
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Professora Marilene Jales
DISCIPLINA:
Português
ORIENTAÇÃO:
Supervisora: Geralda
APOIO :
Diretora: Maria A. Silva
COLABORADORES:
Secretárias: Júlia e Ivonete
Integrantes do Conselho Tutelar
Rodrigues ( Policial Militar)

1- JUSTIFICATIVA:

Os contos de fadas, história dos livros da “Séria Vaga-lume , histórias em quadrinho e muitas outra obras literárias, como por exemplo as obras do “Ziraldo”, etc, são como magia no universo individual das pessoas, pois mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles o bem e o mal são claramente esboçados auxiliando a criança e o adolescente a identificarem seus problemas, suas emoções, suas limitações e suas possibilidades de resolução das dificuldades. Estas obras, além de promover entretenimento, proporcionam o gosto pela leitura, assim como também revistas, jornais(notícias e propagandas) fazem parte do cotidiano das pessoas. Trabalhar com estes portadores de textos em sala, de aula será um momento prazeroso de trocas de idéias. E diante de todo esse acervo e pesquisas espera-se preparar um sujeito-leitor em que o aluno supera a posição ingênua de leitor por outra mais crítica e autônoma no modo de pensar.

2- OBETIVOS GERAIS

§ Desenvolver conduta favorável ( ensinar o aluno sentar, ouvir, relatar oralmente ou escrito).
§ Reconhecer obras de autores consagrados.
§ Ampliar o repertório lingüístico e de escrita
§ Fazer conto e reescrita de obras lidas.
§ Identificar marcas lingüísticas.
§ Apropriar-se da linguagem escrita, própria do gênero lido.
§ Conhecer livros da “Série Vaga-lume”.
§ Reconhecer portador de texto em prosa e versos.
§ Construir e fortalecer a base ortográfica.
Incentivar e orientar o aluno a escrever um livro
Promover a feira do livro.
§ Ensinar o aluno a usar equipamentos tecnológicos.
§ Prover condição financeira do próprio bolso ou meios externos, aos alunos carentes, para permitir acesso aos computadores de lan house, etc.

3- ABRANGÊNCIA E DURAÇÃO

Desenvolver o projeto de Fevereiro a Dezembro de 2008, com trabalhos, teatros, dinâmicas, etc. Uma atividade do cotidiano com expectativa de aprendizagem, entretenimento e prazer.

4- OBJETIVOVOS ESPECÍFICOS

Motivar sempre as aulas com bate-papo interessante, músicas bonitas com letras instrutivas e trabalhar a interpretação oral ou em atividade escrita ou até mesmo produção de texto.
Levar o aluno a desenvolver-se com sujeito-leitor crítico com posição independente.
Levar o aluno a ler um livro por bimestre estilo “Série Vaga-lume”.
Trabalhar leitura e interpretação de textos literários, fictícios, científicos (como contos, fábulas, as mais bela histórias, história em quadrinho, charges, notícias de jornal, revista, diálogos, monólogos, teatros, textos cômicos, crônicas...etc.
Prover orientação ao aluno para produção de texto narrativa e dissertativa.
Visitar LAN HOUSE, BIBLIOTECA COMUNITÁRIA, TELE- CENTRO.
Ensinar os alunos a utilizar os computadores como forma prazerosa de leitura com sites como :
www.contandohistorias.com/chule.htm, ou www.netds.com.br/kids, etc e prover a parte financeira do próprio bolso ou ajuda externa, uma vez que a maioria são carentes (uma grande porcentagem dos alunos nem conhecem um computador porque são da zona rural, fazem dever a luz de lamparina de querosene, etc.
Mostrar para o aluno que há formas maravilhosas de uso da internet ( pois muitos da zona urbana vivem empolgados com ORKUTe só usam este site.
Fazer dinâmicas agradáveis, para garantir o empenho e assiduidade do aluno.
Confecção de PORTFOLIO ( Caderno Avaliativo) para acompanhamento, orientação e comparação da aprendizagem de Antes e Depois.
Consultar dicionário.
Apresentar resumos de livros oral ou escrito.
Falar do tema, personagens, hipóteses, enredo,etc
Construir poesias a partir de listas de palavras previamente preparadas.
Aperfeiçoar procedimentos da escrita, forma de recitar os textos em versos com entonação.
Construir rimas significativas e saber localizar rimas em poesias.
Desenvolver as habilidades básicas da produção de texto (introdução, desenvolvimento e conclusã
5- METODOLOGIA DO TRABALHO

v Implantação do PORTFOLIO (caderno avaliativo), para orientar e acompanhar o desenvolvimento do aluno.
O aluno como escritor ( incentivá-lo na escrita de um livro)
Promoçao da feira do livro no 4º bimestre.
v Leitura de textos em prosa e verso, textos cômicos, jornalísticos, crônicas, contos de fadas, fábulas, as mais belas histórias,
v Ilustração de textos, músicas e poemas,etc.
v Conto de livros pelo professor mas sem relatar o final. Apenas aguçar a curiosidade do educando. ( Contar com entusiasmo e prazer)
v Recitar poesias, apresentar teatros, etc
v Produção de poesias, poemas, textos narrativos e dissertativos, acrósticos, paródias, etc.
v Confecção de mural de textos ilustrados.
v Orientação na confecção do texto quanto ao uso do parágrafo ( letra maiúscula, espaço), uso do travessão, valorização da estética, limpeza, ortografia, coesão , coerência, redundância, etc.
v Promoção de debates ouvindo os alunos fazendo complementação do assunto.
v Apresentação oral de obras lidas pelos alunos.
v Dinâmica de grupo para redação e leitura.
v Levantamento de personagens agradáveis nas histórias, ou falar de um antagonista para então tirar proveito para criticar o erro, ou deixar que os alunos apontem os erros para que disso apresente uma lição de vida a partir do livro ou texto lido.
v Adaptação de textos para serem dramatizados.
v Sinopse de filme com elaboração cautelosa da lição de vida contida no filme e/ou motivo fundamental que levaria a indicação desse filme para alguém.
v Implantação de oportunidades para os carentes conhecerem a beleza da biblioteca virtual (colocá-los para ler histórias animadas virtualmente para curtirem leituras alegres em visual e contexto). O fato de mostrar os sites agradáveis pode ser também uma forma de desviar a atenção dos que têm hábito de ir à LAN HOUSE só para visitar ORKUT.
v Apresentação de sites interessantes para leitura ( para isso será necessário prover do próprio bolso ou buscar custeio externo para abrir os sites em lan house). Se o Tele-centro funcionar em 2008 será mais uma opção de pesquisa.
v Apresentação de sites como:
www.museudapessoa.com.br
www.terra.com.br/kids/harrypoter

As histórias lidas nos sites podem ser dramatizadas, contadas oralmente em sala, fazer sinopses, fazer ilustrações,etc.
v Organização dos grupos por computador com um “panfleto guia” de passos a serem clicados para chegar onde o professor planejou para cada grupo. A professora acompanhará todos os grupos com orientação de uso do computador e contará com pessoas que dominam (monitores como secretárias da escola que colaborarão, integrantes do Conselho Tutelar e alunos do 2º Grau).

6- AVALIAÇÂO

A partir das apresentações dos trabalhos em sala, acompanhamento da confecção do portfolio( caderno avaliativo) com orientação individual de todos os trabalhos contidos no portfolio. E de todas as exposições ( atividades orais, escritas, ilustradas).

7- BIBLIOGRAFIA

Para ler e Compreender (Raymundo de Lima)
Novo texto e Contexto ( Ernani & Nicola)
Criando e Compondo (Lídio Tesoto & Norma Discini )
Vanguarda Pedagógica.
Falando a Mesma Língua ( Mª Aparecida Almeida
)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

ARTESANATO: BOLSA DE REVISTA

RECICLAR, APRENDA FAZER UMA BOLSA de REVISTA

Tenha consciência ecológica. Aprenda a reciclar. Você pode estar”fashion”, linda... usando o poder da arte.


1° PASSO: faça canudinhos de revista


2º PASSO: use um metal ou ferro ( encontra-se em lixo de serralheria). Esse objeto deve ter 15 centímetros de comprimento e que permita moldar( quadrar ) quando você enrolar os canudinhos nesse suporte e usando cola para os quadradinhos se firmarem. Veja a foto:


3º PASSO: Faça inúmeros quadradinhos, ( 176 para a bolsa e 30 para as alças). Sempre com paciência, zelo, vá enrolando e acertando para o canudinho ficar esteticamente bonito, e com cola constantemente para permitir que o molde quadricule e se firme.
Não use canudinho muito fino porque ele se parte durante a perfuração.
4º PASSO: Corte um cabo de vassoura, amole a ponta de um raio duplo de bicicleta e faça seu perfurador:


Fure os quadrinhos em cruz. Isso exige força. Peça o maridão, o filhão porque esse serviço é um pouco pesado.

5º PASSO : Comece a montar sua bolsa:


Use barbante grosso(algodão), agulha com fundo que caiba o barbante e que seja resistente para não envergar quando passar pelos quadrinhos de canudinhos de revista previamente perfurados.
Após tecer com os barbantes sempre em cruz, deixe pontas de 10 centímetros para amarrar e formar a bolsa. Dobre a lateral maior para dentro para formar os lados da bolsa. Agora encontre a parte superior deste desta foto com a parte inferior para dar formato de sacola. Amarre os barbantes por dentro. Cuidando para ter uma bela estética por fora. Passe cola após cortar as pontas dos barbantes que você amarrou. Terminou? Ficou lindo! Agora pincele cora por dentro e por fora da bolsa e deixe secar. Em dia bem quente passe verniz. O banho de cola é para o verniz não descascar.
Coloque um forro interno de tecido com zíper bem acabado e você estará portando uma bela bolsa.

GOSTOU DA BOLSA DE REVISTA?

Em breve eu colocarei a bolsa de jornal que estou montando e fotografando os passos. Aguarde. Espero que goste.

sábado, 19 de abril de 2008


Nossa Alegria


Gatinha, você é a alegria da casa, sabia?


Com esse sorriso enche nossos dias de luz,


mesmo os dias nublados se tornam iluminados com essa alegria


Sua família te ama muito!!!


Este é um garoto muito especial e meu socorro em tudo no computador ( de formatação a instalação e manutenção geral)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Uma pessoa especial

Têm pessoas que são especiais, encantadoras e inteligentes. Conheço um monte assim, mas uma mora em meu coração: minha amiguinha e ex-aluna Merinei

terça-feira, 15 de abril de 2008

Ensinar e Aprender


Nunca sabemos todas as coisas que não tenhamos nada a aprender, e nunca sabemos tão poucos que não temos nada a ensinar. Essa arte de aprender a cada dia nos encoraja a fazer a vida diferente e vê-la como a arte de aprender e ensinar, compartilhando experiências novas, afinal todas elas são válidas.
A vida coloca a nossa frente a chance de fazer diferente e experimentar coisas novas, cuidar de si é uma oportunidade de ser diferente, fazer novos amigos, refrescar as idéias, renovar conhecimentos, aceitando novos desafios desde com muita moderação.