sexta-feira, 23 de maio de 2008

ARTESANATO: BOLSA FEITA de JORNAL ( RECICLAGEM )



APRENDA RECICLAR, É FÁCIL!



PARA VER A BOLSA DE REVISTA É SÓ CLICAR NA BARRA DE ROLAGEM ATÉ EMBAIXO. NO FINAL DESTAS POSTAGENS CLIQUE EM POSTAGEM MAIS ANTIGA E PODERÁ APRECIAR. A BOLSA DE REVISTA É CRIAÇÃO MINHA, ESTA DE JORNAL EU VI E RESOLVI FAZER UMA TAMBÉM.

Esta bolsa precisa de 238 canudinhos de jornal mais 30 canudinhos para as alças. (foto abaixo):

A bolsa abaixo foi feita de jornal bem envelhecido. Ela é menor. São 196 canudinhos de jornal mais 30 para as alças. São jornais sem gravuras. Dá um toque diferente esta seleçao:

Olhe como ficou lindo !


1º PASSO: Enrolar canudinhos


É só pedir ajuda à galera de casa!

Use uma vela mais gossa para moldar as circunferência ( rodinhas ) de jornal. Passe cola para permitir firmeza após a secagem. Passe cola no início do canudo antes de enrolar na vela. E passe na metade final e force enrolando. O exesso de cola vaza e aproveite-a para espalhá-la envolta, pois quando secar ficará firme. Cuidado pôr força demais e quebrar a vela.
Espere 10 horas de secagem para começar a furar com na foto abaixo. Este é o único passo chato do processo.E perigosotambém. Acredito que dê para furar com um PIRÓGRAFO, mas não tentei. Se resolver furar como na foto abaixo, saliento que este processo deve ser feito por mãos fortes. É preciso força e habilidade. Esta ferramente é feita de raio duplo de bicicleta e um pedacinho de cabo de vassoura. Não basta furar, é preciso ultrapassar para o buraco permitir passagem da agulha sem agarrar na hora de tecer a bolsa. Os buracos têm que estar centralizados e em cruz na rodinha de jornal. Veja foto abaixo: Por mais que cuide, há buracos que a agulha com barbante agarrará e necessitará de um alicate para puxar. Puxe com jeito paranão quebrar a agulha. A medida que a agulha for vazando mude o alicate mais para o fundo da agulha para evitar que ela se quebre. Só é preciso alicate nos buracos mal feitos. Para que isso não aconteça fiscalize quem estiver furando. A foto abaixo é a bolsa pronta para ser amarrada(238 rodinhas). Observe que nas laterais só há 9 rodinas dos dois lados. Estas 9 rodinhas são para fazer os lados da bolsa. Ao virá-las(envergando) os barbante se encontram e são amarrados. Como na foto acima pegue a parte da esquerda e dobre pra a direita. Dobre as 9 rodinhas e amarre os barbante pelo lado direito da bolsa. Olha a foto abaixo. Nela explica este processo:
Estas pontas de barbantes que se encontram , é só amarrá-las.

Após a bolsa amarrada pelo lado direito, enfie os barbante para dentro e amarre-os pelo lado de dentro par arrematar bonito. Agora corte-os deixando 1 e 1/2 de barbante sobrando. Esta sobra é só passar cola e ajeitá-la sobre a rodinha de jornal próxima. A cola fixa rápidamente. Na parte de cima da bolsa( na abertura), faça nós corte-os e passe cola ajeitando para baixo( para o lado de dentro) sobre a rodinha de jornal como na foto abaixo.

Olhe bem na parte interna da bolsa e verá o arremate final do barbante, foto abaixo.

Pronto, é só tecer a alça e desfilar por aí com sua nova bolsa. ÚLTIMO PASSO: PINCELE A BOLSA DENTRO E FORA COM COLA, DEIXE SECAR E PASSE VERNIZ. A COLA NÃO DEIXA O VERNIZ DESCACAR, ASSIM REFORÇA MINHA AMIGUINHA MERINEI. TAMBÉM PODERÁ FAZER UM ACABAMENTO INTERNO COM TECIDO E ZÍPER.
PARA VER A BOLSA FEITA DE REVISTA É SÓ ARRASTAR A BARRA DE ROLAGEM ATÉ EMBAIXO E CLICAR EM POSTAGEM MAIS ANTIGA.





































































































































quarta-feira, 21 de maio de 2008

PORTFOLIO - (Caderno Avaliativo)

A 1ª TAREFA EM FEVEREIRO FOI A IMPLANTAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO PORTFOLIO (Caderno Avaliativo).
O aluno recebeu todas as informações de zelo, estética, forma de avliação e o principal: com tal documento é possível comparar o ANTES com o DEPOIS. Este trabalho permite orientar com precisão no desenvolvimento do aluno. A correção das atividades é individualizada com orientação específica.

O primeiro momento foi a parte artística da folha de rosto do portfolio (foto abaixo)
COMECEI COM PRODUÇÃO DE TEXTO NARRATIVA com orientação quanto a estética, pargrafação, margem e explicações para produzir um texto com qualidade e criatividade
A leitura de obra literária é dever de casa obrigatório com data marcada para o grande dia para apresentação oral coletiva e individual. Mas todos registram no portfolio o enredo da obra que apresentou.
A maior alegria de todos é quando leio, gosto e dou visto parabenizando, seguido de carimbos alegres e incetivadores.
Os erros são corrigidos e questionados com o aluno. Há casos em que o aluno precisa refazer trechos ou até o texto todo. Mas fazem sem reclamar. Observo que quando o aluno é instruído, informado do erro ele procura acertar porque quer ganhar um carimbo com elogios. E mais: eles têm consciência que precisam aprender redigir bons textos.

Uma vez por semana escrevemos sobre um tema interessante, condizente com acontecimentos diários. ( Narrativos e dissertativos) A produção de texto abaixo é um tema polêmico e que foi dissertado e argumentado com eficiência. Seguido de correção individual com correções necessárias e elogios (e não pode faltar meus carimbos junto ao visto, os alunos amam).

A seguir, história em quadrinho da Allisan-7ª A. Ela é super caprichosa na escrita, na estética e tem muita habilidade com pintura.

Forneço todo material para o aluno trabalhar com pazer, deixo cola, tesoura, revistas à disposição para o trabalho fluir com qualidade e ânimo. A tarefa abaixo é com reportagem de revista e jornal. Os alunos leram a notícia e recontaram com entusiasmo e com trechos disertativos argumentativos. Foi linda a aula. Foi preciso dois horários para conclusão da tarefa
21 de maio - Trabalho com reportagem de revista e jornal
REPORTAGEM ESCOLHIDA E COMENTADA POR IZABELA PAIVA DA

5ª SÉRIE "B", (FOTO ABAIXO)

A reportagem abaixo é trabalho do Romário X. É uma notícia que eleva o ego "divinense", afinal trata-se da pedra mais alta da América do Sul: A Nossa Pedra Riscada, o nosso cartão postal. Esta matéria está na revista ÉPOCA de 02 de nov. de 2002.

Quando fotografei o aluno ainda estava produzindo o texto.

Este é tema ( do trabalho abaixo) é comum no mundo de hoje, o aluno que tem acesso à tecnologia está perdendo o hábito com o livro: O site de busca resolve o problema do estudante sem ele ter que manusear inúmeros livros. Temos que saber conviver com estas facilitações...

.... continuação da reportagem acima:

Olha a satisfação dos alunos trabalhando as reportagens! (foto abOlha só a concentração e sorrisos para fotos!

Esse sorriso é para despistar a vergonha de pousar para a foto? Claro!



OLHA A 6ª sèrie aí!



5ª série "A"em ação

Que concentração!

Os alunos gostam quando são fotografados, quando exibimos os trabalhos deles. Há os que dizem que não gostam mas depois voltam atrás. Dia de fotos é dia de muito sorriso.

MEUS AGRADECIMENTOS ÀS PROFESSORAS IONE E MARLENE QUE CEDEM REVISTAS PARA MEUS TRABALHOS. AGRADEÇO TAMBÉM AO RICARDO DO CARTÓRIO QUE TAMBÉM PROVIDENCIA REVISTAS, À MERINEI QUE MANDA OS JORNAIS ATUAIS. "Faz a diferença" quando se tem apoio de todos.

TRABALHOS DA 5ª SÉRIE " B "



REPORTAGEM ESCOLHIDA E COMENTADA POR IZABELA PAIVA ( FOTO ABAIXO)

OS ERROS GRAMATICAIS DETECTADOS NOS TEXTOS SÃO EXPLICADOS ATRAVÉS DE CARTAZES E DURANTE O ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO NAS CORREÇÕES DOS TEXTOS O ALUNO TAMBÉM CONHECE SEUS ERROS E ATÉ REFAZ A TAREFA QUANDO NECESSÁRIO. TUDO CORRE DE FORMA TRANQUILA E INTERESSANTE.


NÃO DÁ PARA COLOCAR FOTOS DE TODOS OS ALUNOS, MAS A MAIOR SATISFAÇÃO DELES É QUANDO SE VÊEM. VÃO À LAN HOUSE ESPECIALMENTE PARA ESSA TAREFA, TENTAM FAZER O MELHOR QUE PODEM PARA SEREM DESTAQUE AQUI NO BLOG.