quinta-feira, 3 de julho de 2008

MEUS ALUNOS APRENDERAM DISSERTAR

Caro aluno, pra você encontrar o projeto FORMAÇÃO do SUJEITO LEITOR é só clicar aqui do lado direito em 2008(19). Está logo abaixo da passeata da DENGUE. No projeto tem uma lista de sites, clique no site em contando história.
A MAIORIA DOS MEUS ALUNOS APRENDERAM FAZER TEXTOS DISSERTATIVOS.
Obá! Hora de contar uma história, parece aula infantil, mas podemos tirar proveito de tudo e fazer uma aula agradável. E com isso apresentar um assunto mais fácil de dissertar para aprofundar aos poucos temas mais difíceis.


Na historinha de uma NUVENZINHA TRISTE, narrativa simples e gostosa de fazer, conta que uma nuvem que vivia se transformando em tudo que via para então brincar e ser feliz, mas nada adiantava, ela descobria em seguida instisfeita e voltava a ficar emburrada e cantarolando sua música triste.

É interessante porque permite aos alunos participarem do conto, eles protagonizam cantando a parte da nuvenzinha, e eu alegro o ambiente acompanhano com o violão.

Coloco os personagens feito de material emborrachado( eu mesma fiz), na ordem que eles vão entrando na história. Duas alunas vão auxiliando e preparando durex para eu pôr atrás dos personagens.


A sala fica silenciosa e atenta a tudo e participa com alegria.
No final, quando a nuvem descobre a sua verdadeira importância ela canta:

No final muitas palmas e alegria com o desfecho feliz




A primeira atividade proposta foi um texto narrativo, o aluno reconta ( É um treino de memorização).

EM SEGUIDA eu orientei a redação dissertativa e foi um sucesso. A proposta de redação é a partir do desfecho da história. Logo abaixo há textos feito pela 5ª série. As fotos acima foram feitas na sala de uma 6ª série.


EXPOSIÇÃO FINAL: APÓS A CORREÇÃO COM ATENÇÃO INDIVIDUAL PARABENIZANDO PELO TEXTO OU FAZENDO OBSERVAÇÃOES, OS ALUNOS ILUSTRARAM EM CARTAZES E DIGITARAM OU ESCREVERAM A MÃO MESMO PREGANDO O TEXTO JUNTO COM A ILUSTRAÇÃO. VEJA ABAIXO:
Texto dissertativo sobre a
“ NUVENZINHA TRISTE”

No início da história a nuvenzinha era muito triste, vivia reclamando que não tinha utilidade nenhuma e por isso ela ficava sempre em um cantinho triste e cantando sua tristeza.
Em nosso mundo todos deveriam estar felizes com o que têm e parar de ficar reclamando como a nuvem, pois enquanto há pessoas que não têm pés ou mãos, outras nem podem enxergar e são alegres, enquanto umas reclamam de cabelos ruins ou do próprio corpo e muitas pessoas são felizes e faltam parte do corpo.
O ser humano deveria ser mais agradecido a Deus, pois Ele quer as pessoas contentes como são e elas deveriam ser gratas e dar graças por tudo.

LUIZA V. MENDONÇA( 11 anos – 5ª série “B”)

Texto dissertativo sobre a “NUVENZINHA TRISTE”

No céu havia uma nuvem muito triste que reclamava de tudo e ela queria ser coisas que não fazia parte do seu ser, mas ela viu o porquê ela era tão importante, mas primeiro agiu como nós que reclamamos de tudo do nosso corpo, cabelo, braço, perna etc.
Às vezes, reclamamos, mas quando saímos por aí vemos pessoas que faltam-lhe braços, pernas e são felizes assim, há pessoas cegas que nunca viram sua mãe , pai, própria esposa e nem a beleza do mundo, mas eles são felizes por que se aceitam assim e nunca perdem a sua alegria.
Nós que temos nosso corpo perfeito vivemos colocando defeito, deveríamos valorizar nosso lado belo e nossas habilidades.
Há filhos que vivem reclamando dos próprios pais e existem outros que nem pai ou mãe tem. Porque morreram ou abandonaram seus filhos.
Somos a criação perfeita de Deus, porém as pessoas demoram descobrir a obra do Pai.

Camila (5ª série B)


A Nuvenzinha Triste

A Nuvenzinha triste vivia se transformando em personagens e depois ficava insatisfeita e começa a chorar e ela percebe que suas lágrimas purificam o ar, limpam e ajudam a natureza. Ajuda a atmosfera e a todos os seres vivos.
Alguns seres humanos reagem assim, igualzinho a Nuvenzinha Triste, algumas pessoas querem ser magrinhas, bonitinhas, ter cabelos lisos, narizes bem feitos, mas somos perfeitos fisicamente. E há pessoas que não têm braços, outras são surdas, mudas, ou são cegas e estas pessoas levam uma vida normal e são muito felizes.
Nós temos que gostar de nós mesmos como somos e acreditar que Deus nos fez assim, e para isso servirmos para ajudar o próximo. Há pessoas que são deficientes e são felizes. E há aquelas perfeitas que só reclamam e isso é um egoísmo.
Temos que aprender ser solidários e aceitar como somos, pois somos obra de Deus.
Ludimara F. Santos ( 6ª “A)

Nuvenzinha Triste

No início da história, a nuvem era muito triste porque não queria ser nuvem.
E assim são todas as pessoas, nunca estão contentes.
Conheço pessoas que não têm mãos, pés e são alegres, buscam a palavra de Deus.
Penso que as pessoas do planeta deveriam ser alegres por estar neste mundo. Se Deus não gostasse de nós não teria nos feito.
Assim deveria ser todos os humanos. Ser felizes e aceitar as diferenças.

Usula C. Gonçalves( 5ª”A”)
















COMO PAGAMOS DESPESAS DO PROJETO?


RESPOSTAS AOS RECADOS POSTADOS: Como pago as despesas do projeto de leitura e escrita? Despesas menores eu pago. Fiz uma rifa de um capacete para despesas maiores.
Foto abaixo: capacete pronto para o sorteio

Paguei aluguel do som para os teatros, material como TNT para enfeitar palco, cartolinas, EVA( material emborrachado), etc
Foto abaixo: Momento do sorteio

Observe a foto abaixo, a Michele (5ª "A" tirando o nº dentro da caixa), a garota ao lado com jaqueta Jeans toda curiosa é Roberta. Olhe abaixo a surpresa.Quando procurei na lista o nome do ganhador, era ROBERTA, 5ª "A", olhe a cara de supresa...

A aluna nem acreditou que havia ganhado a rifa e foi muita indireta para cima dela dizendo que ela estava ali, ao lado porque pediu a Michele para tirar o número dela. Foi divertido e engraçado. Parecia mesmo algo combinado, mas acabou em risos e parabéns.



Quando visitamos LAN HOUSE, os alunos que podem pagar fazem a própria despesa e eu pago só para os que não podem.


Os espelhos abaixo eram um sonho dos estudantes, então fiz uma "vaquinha" e realizei o sonho deles. Colocar espelho é uma açao interessante para levar o aluno a manter sua aparência, zelar pela auto-estima e também facilita a maquiagem em dias de teatro.