sexta-feira, 23 de maio de 2008

ARTESANATO: BOLSA FEITA de JORNAL ( RECICLAGEM )



APRENDA RECICLAR, É FÁCIL!



PARA VER A BOLSA DE REVISTA É SÓ CLICAR NA BARRA DE ROLAGEM ATÉ EMBAIXO. NO FINAL DESTAS POSTAGENS CLIQUE EM POSTAGEM MAIS ANTIGA E PODERÁ APRECIAR. A BOLSA DE REVISTA É CRIAÇÃO MINHA, ESTA DE JORNAL EU VI E RESOLVI FAZER UMA TAMBÉM.

Esta bolsa precisa de 238 canudinhos de jornal mais 30 canudinhos para as alças. (foto abaixo):

A bolsa abaixo foi feita de jornal bem envelhecido. Ela é menor. São 196 canudinhos de jornal mais 30 para as alças. São jornais sem gravuras. Dá um toque diferente esta seleçao:

Olhe como ficou lindo !


1º PASSO: Enrolar canudinhos


É só pedir ajuda à galera de casa!

Use uma vela mais gossa para moldar as circunferência ( rodinhas ) de jornal. Passe cola para permitir firmeza após a secagem. Passe cola no início do canudo antes de enrolar na vela. E passe na metade final e force enrolando. O exesso de cola vaza e aproveite-a para espalhá-la envolta, pois quando secar ficará firme. Cuidado pôr força demais e quebrar a vela.
Espere 10 horas de secagem para começar a furar com na foto abaixo. Este é o único passo chato do processo.E perigosotambém. Acredito que dê para furar com um PIRÓGRAFO, mas não tentei. Se resolver furar como na foto abaixo, saliento que este processo deve ser feito por mãos fortes. É preciso força e habilidade. Esta ferramente é feita de raio duplo de bicicleta e um pedacinho de cabo de vassoura. Não basta furar, é preciso ultrapassar para o buraco permitir passagem da agulha sem agarrar na hora de tecer a bolsa. Os buracos têm que estar centralizados e em cruz na rodinha de jornal. Veja foto abaixo: Por mais que cuide, há buracos que a agulha com barbante agarrará e necessitará de um alicate para puxar. Puxe com jeito paranão quebrar a agulha. A medida que a agulha for vazando mude o alicate mais para o fundo da agulha para evitar que ela se quebre. Só é preciso alicate nos buracos mal feitos. Para que isso não aconteça fiscalize quem estiver furando. A foto abaixo é a bolsa pronta para ser amarrada(238 rodinhas). Observe que nas laterais só há 9 rodinas dos dois lados. Estas 9 rodinhas são para fazer os lados da bolsa. Ao virá-las(envergando) os barbante se encontram e são amarrados. Como na foto acima pegue a parte da esquerda e dobre pra a direita. Dobre as 9 rodinhas e amarre os barbante pelo lado direito da bolsa. Olha a foto abaixo. Nela explica este processo:
Estas pontas de barbantes que se encontram , é só amarrá-las.

Após a bolsa amarrada pelo lado direito, enfie os barbante para dentro e amarre-os pelo lado de dentro par arrematar bonito. Agora corte-os deixando 1 e 1/2 de barbante sobrando. Esta sobra é só passar cola e ajeitá-la sobre a rodinha de jornal próxima. A cola fixa rápidamente. Na parte de cima da bolsa( na abertura), faça nós corte-os e passe cola ajeitando para baixo( para o lado de dentro) sobre a rodinha de jornal como na foto abaixo.

Olhe bem na parte interna da bolsa e verá o arremate final do barbante, foto abaixo.

Pronto, é só tecer a alça e desfilar por aí com sua nova bolsa. ÚLTIMO PASSO: PINCELE A BOLSA DENTRO E FORA COM COLA, DEIXE SECAR E PASSE VERNIZ. A COLA NÃO DEIXA O VERNIZ DESCACAR, ASSIM REFORÇA MINHA AMIGUINHA MERINEI. TAMBÉM PODERÁ FAZER UM ACABAMENTO INTERNO COM TECIDO E ZÍPER.
PARA VER A BOLSA FEITA DE REVISTA É SÓ ARRASTAR A BARRA DE ROLAGEM ATÉ EMBAIXO E CLICAR EM POSTAGEM MAIS ANTIGA.





































































































































7 comentários:

loianny disse...

oi tia to passando pra da uma olhada no seu site...muito bom viu..bjus flw..

Pri Leon disse...

Adorei seu blog, está bem planejado. Da forma com que vc colocou as fotos e as explicações ficou fácil entender!!!! Parabéns

loianny disse...

oi tia to passando para dar uma olhadinha no seu blog esta cada vez melhor viu....

MAMAE disse...

estou passando pela primeira vez,adorei a olhada muito lindo o trabalho,parabens,volto breve para outra olhada.

MEUS IDEAIS disse...

Estou no momento fazendo uma valise de argolas de jornal.

Valentina Vargas disse...

Parabéns professora por dividir seus momentois e sua arte conosco obrigada!

cassia silva disse...

amei seu trabalho,vou fazer e repassar para as pessoas de uma comunidade carente na qual eu ajudo a restaurar a cidadania . Pearabéns! e Obrigado .