segunda-feira, 28 de abril de 2008

PROJETO FORMAÇÃO do SUJEITO LEITOR

CARÍSSIMO ALUNO, desça a barra de rolagem bem devagar para encontrar a lista de sites para fazer seu dever de casa

PROJETO: FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR
“Prática da leitura e escrita”
Fevereiro a Dezembro de 2008
E.E.T. Dias Brito
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Professora Marilene Jales
DISCIPLINA:
Português
ORIENTAÇÃO:
Supervisora: Geralda
APOIO :
Diretora: Maria A. Silva
COLABORADORES:
Secretárias: Júlia e Ivonete
Integrantes do Conselho Tutelar
Rodrigues ( Policial Militar)

1- JUSTIFICATIVA:

Os contos de fadas, história dos livros da “Séria Vaga-lume , histórias em quadrinho e muitas outra obras literárias, como por exemplo as obras do “Ziraldo”, etc, são como magia no universo individual das pessoas, pois mexem com os sentimentos mais primitivos do indivíduo. Neles o bem e o mal são claramente esboçados auxiliando a criança e o adolescente a identificarem seus problemas, suas emoções, suas limitações e suas possibilidades de resolução das dificuldades. Estas obras, além de promover entretenimento, proporcionam o gosto pela leitura, assim como também revistas, jornais(notícias e propagandas) fazem parte do cotidiano das pessoas. Trabalhar com estes portadores de textos em sala, de aula será um momento prazeroso de trocas de idéias. E diante de todo esse acervo e pesquisas espera-se preparar um sujeito-leitor em que o aluno supera a posição ingênua de leitor por outra mais crítica e autônoma no modo de pensar.

2- OBETIVOS GERAIS

§ Desenvolver conduta favorável ( ensinar o aluno sentar, ouvir, relatar oralmente ou escrito).
§ Reconhecer obras de autores consagrados.
§ Ampliar o repertório lingüístico e de escrita
§ Fazer conto e reescrita de obras lidas.
§ Identificar marcas lingüísticas.
§ Apropriar-se da linguagem escrita, própria do gênero lido.
§ Conhecer livros da “Série Vaga-lume”.
§ Reconhecer portador de texto em prosa e versos.
§ Construir e fortalecer a base ortográfica.
Incentivar e orientar o aluno a escrever um livro
Promover a feira do livro.
§ Ensinar o aluno a usar equipamentos tecnológicos.
§ Prover condição financeira do próprio bolso ou meios externos, aos alunos carentes, para permitir acesso aos computadores de lan house, etc.

3- ABRANGÊNCIA E DURAÇÃO

Desenvolver o projeto de Fevereiro a Dezembro de 2008, com trabalhos, teatros, dinâmicas, etc. Uma atividade do cotidiano com expectativa de aprendizagem, entretenimento e prazer.

4- OBJETIVOVOS ESPECÍFICOS

Motivar sempre as aulas com bate-papo interessante, músicas bonitas com letras instrutivas e trabalhar a interpretação oral ou em atividade escrita ou até mesmo produção de texto.
Levar o aluno a desenvolver-se com sujeito-leitor crítico com posição independente.
Levar o aluno a ler um livro por bimestre estilo “Série Vaga-lume”.
Trabalhar leitura e interpretação de textos literários, fictícios, científicos (como contos, fábulas, as mais bela histórias, história em quadrinho, charges, notícias de jornal, revista, diálogos, monólogos, teatros, textos cômicos, crônicas...etc.
Prover orientação ao aluno para produção de texto narrativa e dissertativa.
Visitar LAN HOUSE, BIBLIOTECA COMUNITÁRIA, TELE- CENTRO.
Ensinar os alunos a utilizar os computadores como forma prazerosa de leitura com sites como :
www.contandohistorias.com/chule.htm, ou www.netds.com.br/kids, etc e prover a parte financeira do próprio bolso ou ajuda externa, uma vez que a maioria são carentes (uma grande porcentagem dos alunos nem conhecem um computador porque são da zona rural, fazem dever a luz de lamparina de querosene, etc.
Mostrar para o aluno que há formas maravilhosas de uso da internet ( pois muitos da zona urbana vivem empolgados com ORKUTe só usam este site.
Fazer dinâmicas agradáveis, para garantir o empenho e assiduidade do aluno.
Confecção de PORTFOLIO ( Caderno Avaliativo) para acompanhamento, orientação e comparação da aprendizagem de Antes e Depois.
Consultar dicionário.
Apresentar resumos de livros oral ou escrito.
Falar do tema, personagens, hipóteses, enredo,etc
Construir poesias a partir de listas de palavras previamente preparadas.
Aperfeiçoar procedimentos da escrita, forma de recitar os textos em versos com entonação.
Construir rimas significativas e saber localizar rimas em poesias.
Desenvolver as habilidades básicas da produção de texto (introdução, desenvolvimento e conclusã
5- METODOLOGIA DO TRABALHO

v Implantação do PORTFOLIO (caderno avaliativo), para orientar e acompanhar o desenvolvimento do aluno.
O aluno como escritor ( incentivá-lo na escrita de um livro)
Promoçao da feira do livro no 4º bimestre.
v Leitura de textos em prosa e verso, textos cômicos, jornalísticos, crônicas, contos de fadas, fábulas, as mais belas histórias,
v Ilustração de textos, músicas e poemas,etc.
v Conto de livros pelo professor mas sem relatar o final. Apenas aguçar a curiosidade do educando. ( Contar com entusiasmo e prazer)
v Recitar poesias, apresentar teatros, etc
v Produção de poesias, poemas, textos narrativos e dissertativos, acrósticos, paródias, etc.
v Confecção de mural de textos ilustrados.
v Orientação na confecção do texto quanto ao uso do parágrafo ( letra maiúscula, espaço), uso do travessão, valorização da estética, limpeza, ortografia, coesão , coerência, redundância, etc.
v Promoção de debates ouvindo os alunos fazendo complementação do assunto.
v Apresentação oral de obras lidas pelos alunos.
v Dinâmica de grupo para redação e leitura.
v Levantamento de personagens agradáveis nas histórias, ou falar de um antagonista para então tirar proveito para criticar o erro, ou deixar que os alunos apontem os erros para que disso apresente uma lição de vida a partir do livro ou texto lido.
v Adaptação de textos para serem dramatizados.
v Sinopse de filme com elaboração cautelosa da lição de vida contida no filme e/ou motivo fundamental que levaria a indicação desse filme para alguém.
v Implantação de oportunidades para os carentes conhecerem a beleza da biblioteca virtual (colocá-los para ler histórias animadas virtualmente para curtirem leituras alegres em visual e contexto). O fato de mostrar os sites agradáveis pode ser também uma forma de desviar a atenção dos que têm hábito de ir à LAN HOUSE só para visitar ORKUT.
v Apresentação de sites interessantes para leitura ( para isso será necessário prover do próprio bolso ou buscar custeio externo para abrir os sites em lan house). Se o Tele-centro funcionar em 2008 será mais uma opção de pesquisa.
v Apresentação de sites como:
www.museudapessoa.com.br
www.terra.com.br/kids/harrypoter

As histórias lidas nos sites podem ser dramatizadas, contadas oralmente em sala, fazer sinopses, fazer ilustrações,etc.
v Organização dos grupos por computador com um “panfleto guia” de passos a serem clicados para chegar onde o professor planejou para cada grupo. A professora acompanhará todos os grupos com orientação de uso do computador e contará com pessoas que dominam (monitores como secretárias da escola que colaborarão, integrantes do Conselho Tutelar e alunos do 2º Grau).

6- AVALIAÇÂO

A partir das apresentações dos trabalhos em sala, acompanhamento da confecção do portfolio( caderno avaliativo) com orientação individual de todos os trabalhos contidos no portfolio. E de todas as exposições ( atividades orais, escritas, ilustradas).

7- BIBLIOGRAFIA

Para ler e Compreender (Raymundo de Lima)
Novo texto e Contexto ( Ernani & Nicola)
Criando e Compondo (Lídio Tesoto & Norma Discini )
Vanguarda Pedagógica.
Falando a Mesma Língua ( Mª Aparecida Almeida
)

5 comentários:

Unknown disse...

e ai marilene gostei de ver os alunos do teatro vc foi nota10
e os alunos tambem foram todos nota10
ass: germano ou melhor (juninho drogado)

Unknown disse...

Marilene meus parabénsssssssssssssss.. pelo teatro maravilhoso e principalmente o pai me compra um amigo muitos parabéns do Lucas Esteves da 6 série a

Unknown disse...

PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS... DO LUCAS ESTEVES.

Unknown disse...

SEMPRE CONTINUE COM SUAS ATIVIDADES MARAVILHOSAS COMO O FUNK OS TEATROS QUE FOI UM SUCESSO EO PROJETO SUJEITO-LEITOR ASS: LUCAS ESTEVES

Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.